top of page
Writer's picturePedro José Roque

TABOO

Updated: Apr 6, 2021



Uma série desconcertante que reflete sobre um dos maiores dramas da humanidade e da cultura anglo-americana: a Escravatura.


Um trabalho de caracterização notavél de Tom Hardy, que nos apresenta James Keziah Delaney, um contramestre da Companhia das Indias Orientais que regressa a Londres a casa do seu pai.


Filho de uma mãe Índia Americana, regressa de Africa após 12 anos, com 14 diamantes roubados e uma história de exploração e dor pelo cumprimento do seu serviço a bordo dos navios mercantes onde serviu.


Regressado às ruínas em que se encontra a Companhia que o seu pai lhe deixara por herança, descobre que a meia irmã se encontra casada com um oportunista que apenas deseja deitar mão na sua fortuna, vendendo a herança do seu pai.


Recorrendo a magia negra e invocando a memória da sua mãe o mesmo usa a sua capacidade analítica para escrutinar todos os desafios que lhe vão sendo colocados pela sua inimiga de sempre a Companhia das Índias Orientais.


Este Ermita violento, nativo de Virgo, a que Tom Hardy empresta o seu sol em Mercúrio, tem uma capacidade de concentração obsessiva profunda, em que a capacidade analítica se transforma em ação rápida, onde existe um Marte comunicacional evidente, no entanto a sua presença forte e discreta esconde uma capacidade para detectar a mentira e transforma pensamente analítico numa intuição que é considerada excêntrica.


Os seus comportamentos são altamente repudiados numa sociedade inglesa do início do século XIX, esta sociedade pré-vitoriana tem já todos os ingredientes que a fazem colidir com a mentalidade que se vive nos Estados Unidos da America, onde se procuravam os valores da Revolução Francesa: Igualdade, Liberdade e Fraternidade.




Mas TABOO é mais que isso, é a imersão num universo pessoal e num percurso de alguém que não abdica dos seus valores mesmo que seja considerado um bárbaro para os costumes da Terra, é o choque definitivo entre quem procura o seu lugar no mundo e um mundo de castas e privilégios instalados.


É também um grito contra a hipocrisia e a constatação que é possível que alguém altamente exigente e reservado, pode ter os sentimentos mais profundos escondidos atrás da sua necessidade de racionalizar, como religião e como forma de intuir, é o caminho de um homem de uma fé muito particular, porque a nega, mas acaba por a encontrar pelo trabalho profundo sobre a realidade, meditando obsessivamente até por estranhos caminhos encontrar o amor.


A Herança de Nootka Sound, acaba por lhe abrir as portas para uma disputa que quase lhe toma a vida, mas este xadrezista hábil, consegue com tremenda resiliência encontrar um caminho de volta para os seus princípios profundos.


Acusado de um amor adultero e incestuoso, e de possuir contactos com o sobrenatural, este homem de uma religião profundo e uma capacidade de elevação e espiritualidade fora do comum, trata as mulheres como iguais, tratando com prostitutas, marinheiros, gente do cais, mestiços e negros como seus iguais, num verdadeiro ideal fraterno.


O verdadeiro americano ama a liberdade acima de todas as coisas, mas está preso a grilhões do passado, a uma relação odiosa com a memória do seu pai, torturador da sua mãe e uma recusa de identidade nacional, porque não se considera cidadão da Grã-Bretanha.


Ao longa da série percebemos as contradições culturais da civilização Anglo-americana do séc XIX e XX, porque na essência a Liberdade não se impõe a Hipocrisia.


6 views
bottom of page